04/06/2012

Dica de Filme: Elephant



Sinopse: Baseado no Massacre de Columbine, onde dois adolescentes entram armados na escola onde estudam e iniciam um tiroteio tirando a vida de vários alunos e professores e ferindo vários outros, Elefante mostra um dia aparentemente comum nessa escola acompanhando vários adolescentes até a hora dessa terrível tragédia. 

Comentários: Esse filme é meio antigo, é de 2003, mas eu não acho ele conhecido o suficiente e realmente acho que mais pessoas deveriam assistí-lo. É muito bom não apenas pela sua temática como pela direção em si. Por acompanhar vários adolescentes, a película mostra várias coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo, isto é, uma hora você está acompanhando um personagem numa cena, depois muda para outro personagem e você percebe que está assistindo a mesma cena só que de outra perspectiva. As vezes acontece de você assistir a mesma cena três vezes diferentes por estar acompanhando três personagens que estavam na mesma cena. Ai, que enrolada, deu pra entender? rs
Mas a questão temporal desse filme é meio complexa mesmo. Além de mostrar várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, ele também mostra várias coisas acontecendo em tempos diferentes. O filme inteiro se passa em apenas um dia - o dia da tragédia - porém tem cenas intercaladas que acompanham os dois adolescentes causadores do massacre desde quando ele montaram esse plano, até quando eles pediram as armas, aprenderam a atirar e assim vai.

Para quem ficou intrigado com o título do filme, trata-se de uma alusão à parábola dos três cegos onde cada um pega num elefante em uma parte diferente e cada um chega a uma conclusão diferente. Assim, Van Sant quis dizer que mesmo sem ver ou sentir a totalidade de uma situação, todos nos arriscamos a dar uma opinião ou tirar uma conclusão, na maioria das vezes equivocada. 

Enfim, eu achei um filme muito bom e recomendo. Elephant ganhou a Palma de Ouro e o Gus Van Sant ganhou o prêmio de Melhor Realizador no Festival de Cannes. Vocês podem assistir ao trailer aqui. :)

- Karina 
Postado por :: Unknown

2 comentários:

Anônimo
Assisti esse filme quando fiz uma pesquisa para o colégio sobre o massacre. Gostei muito dele, apesar de ser ao mesmo tempo forte e apelativo!
quero muito ver esse filme!

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx