27/07/2011

Alergia a esmalte. E agora?

Gente, vim falar de um problema que pode ser bastante sério do qual eu sofro e acho que muita gente, mesmo que não saiba, deve sofrer também. Se mulheres já eram viciadas em esmalte e unha desde sempre, agora que vão surgindo cada vez mais marcas e mais cores bonitas de esmaltes, esse vicio se multiplicou. Quem pintava a unha uma vez a cada duas semanas, hoje pode pintar até três vezes em uma só (como eu fazia, hehe). Mas gente, cuidado. Esmalte é um produto altamente quimico, que até o cheiro pode ser prejudicial. Entre muitos problemas, existem alguns componentes de esmalte que podem causar alergia.
As principais manifestações dessa alergia, são coceiras e inchações ao redor das unhas, cuticulas ressecadas, frágeis e machucadas, e pode causar até mesmo coceira e lesões em outras partes do corpo (comigo mesmo, foi duas manchas vermelhas horriveis no rosto.)
Eu sempre tive as cuticulas muito sensiveis, mas achava que era só sensibilidade mesmo. Até que comecei com essa historinha de troca troca de esmalte, e isso foi se agravando, e foram começando a aparecer as lesões no rosto. Fui pra uma manicure diferente e ela falou que eu poderia ter alergia a esmalte ou acetona. Por ser uma maniaca por unhas, me desesperei no começo. Não queria aceitar de jeito nenhum e continuei trocando de esmalte normalmente, até eu piorar e ter que tomar as providencias que vou falar aqui, e serve de dica pra todas vocês que estão apresentando esses sintomas.

- Use sempre removedor de esmalte em vez de acetona
- Pinte as unhas no máximo uma vez por semana, e se descascar, deixe descascado ou tire com o removedor, deixando a unha respirar até a próxima semana.
- Use esmaltes apropriados. Dizem que algumas marcas como a colorama e a maioria das importadas, não possuem a substancia causadora de alergia (eu testei e pelo menos comigo deu certo). Mas caso não queira, a risquê, a impala, e outras marcas nacionais, oferecem uma linha só de hipoalergênico. A opção de cores é bem menor, e o preço sai bem mais caro do que um colorama comum, mas não custa mostrar!

Se os sintomas persistirem, não dê bobeira e procure um médico!

- Nati
Postado por :: Nati

0 comentários:

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx