31/07/2011

Aulas de desenho (Parte I)

Estava olhando agora o ultimo post feito por Hélvio, e pensei "caramba, que vontade eu tinha de desenhar bem assim", e sei que a maioria das pessoas que leram, devem ter pensado do mesmo jeito. Bem, não sou nenhuma desenhista, mas sempre me interessei pelo assunto, e paguei no semestre passado uma cadeira de desenho artístico, então tenho alguma noção que eu queria passar pra vocês. Nesses posts darei algumas dicas pra desenho de figura humana, e começarei com o básico, que são as proporções do corpo humano.
Antes de tudo, quero avisar que desenho, alem de conhecimento, exige MUITA paciencia e MUITO treinamento. Se você não tiver paciência, e não quiser praticar, esses posts serão inuteis, pois a famosa frase "só se aprende a desenhar desenhando" é altamente verdadeira.
No desenho, o corpo humano é dividido por cabeças. O tamanho inteiro do corpo equivale a 8 cabeças, mas há estilos de desenho como o de moda, por exemplo, que se usam 9 cabeças. Ensinarei os dois.



  • Antes de tudo, marque 9 ou 10 tracinhos que marcarão as cabeças em uma folha de papel em branco. A divisão pode ser feita com régua, com os dedos, ou até mesmo no olho, porque não precisa ser 100% certo. Eu costumo colocar 2 dedos por cabeça.

  • Cada parte do corpo é um ponto. marque-os e depois siga as linhas. os dois primeiros traços, ou primeira cabeça, é literalmente a cabeça, que geralmente ocupa o espaço inteiro. O terceiro, de cima pra baixo, fica no meio dos seios, o quarto no meio da cintura, o sétimo marca os joelhos. No desenho de 8 cabeças, os dois ultimos quadrados ficam pra panturrilha e o pé (dividindo a panturrilha com o pé no ultimo, podendo o pé passar um pouquinho de nada pra baixo). Já no de 9, por geralmente representar modelos, os dois penultimos quadrados representam a panturrilha e o ultimo fica inteiro para o pé de salto alto ou na ponta do pé. As mãos, que possuem aproximadamente o mesmo tamanho da cabeça, ficam no meio da cocha, e os ombros são relativos, depende da pessoa, mas geralmente possuem mais ou menos a mesma largura da cabeça depois que passam do pescoço.



  • Por fim, complete todas as linhas do desenho, sem receio de apagar aqui e ali até você achar que a proporção está boa (se quiser, olhe-se no espelho, ou olhe fotos em revistas), e quando achar que está pronto, apague todas as linhas de marcação, pois você não precisará mais delas.
Pronto, você tem a base de um corpo feminino!

Perdão pela péssima qualidade das imagens, e espero ter sido útil. Próximo post eu ensino mais coisas! Desenhei as bonecas em umas poses bem simples, porque fica mais fácil de explicar e aprender também!

beijocas da Nati.
Postado por :: Nati

7 comentários:

Que lindo!!! Nossa, todos os meu desenhos são "fofos" demais, segundo especialistas. Hauhsuahsuahsa. Minha paixão é desenhar olhos, acho tudo de bom!!! Haha.

Beijinhos, Babi
http://a-viajante-dos-livros.blogspot.com/
eu vou chegar em olhos! jasiasjiasjspa como assim fofos demais? :O
Anônimo
que fique claro que a parada da largura da cabeça é a largura de cada ombro, sozinho, sem o pescoço. pra caso de alguem mais devagar não entender e talz.
eu disse que era depois que acabava o pescoço, tutuka. Ou seja, essa largura da cabeça é pra cada lado do ombro
Adoro desenhar mas sou uma negação, vou guardar esse tutorial

http://himi-tsu.blogspot.com/
Vou tentar fazer, ja que não sou boa desenhista meu desenhos vai ficar uma cagada kk, mas eu vou tentar, gostei do post.

Beijos e cupcakes.
http://cupcakebomb-js.blogspot.com/
Amei. Ajudou muito. Eu amo desenhar olhos tabém *-*

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx