25/08/2011

Entrevista: Ilzy Sousa


Oi gente! Hoje trouxe uma entrevista incrível para vocês. A entrevistada foi a Ilzy Sousa. Para quem ainda não a conhece, ela é dona do blog Os Contos de Ilzy Sousa, onde escreve contos apaixonantes. E como eu queria trazer algo diferente para vocês, resolvi entrevistá-la. Ela aceitou numa boa e foi uma fofa comigo. Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa.


1- Desde quando começou a escrever contos?
Contos, necessariamente, desde o ano passado. Mas, escrevo poemas, músicas, crônicas (horríveis, por sinal) e textos pra RPG de fórum desde os doze anos. Ano passado, quando criei o blog, estava no terceiro ano e mal tinha tempo de respirar. Mesmo assim, me surgiu na cabeça o primeiro conto que postei lá (o Dádivas e Maldições) e senti uma necessidade gritante de mostrá-lo pra alguém. Criei o blog e o resto foi conseqüência.
2- O que te inspira a escrever?
Tudo aquilo que de alguma forma me toca, surpreende, encanta. Não precisa ser necessariamente belo, basta ser incrível ao seu modo, basta prender minha atenção. Gosto de ver detalhes que ninguém vê, de vê beleza onde ninguém mais nota (como, por exemplo, na solidão, na tristeza). Também adoro descrever toques, sensações, anseios, vontades. E – confesso – meio que preciso escrever. As histórias se acumulam na minha cabeça e eu preciso tirá-las de lá de algum modo.
3- Quais são seus ídolos da Literatura?
Sou uma leitora compulsiva assumida e já li de tudo um pouco. Mas, minhas grandes inspirações são J. K. Rowling, Markus Zusak e Caio Fernando Abreu. Dessa primeira, herdei essa paixão por detalhes e descrições de ambientes. Do segundo, a poesia no modo de narrar às histórias e do Caio, a vontade de descobrir sobre o que é sentir. Não que eu tente igualar minha literatura à deles, mas é sempre bom ter uma espécie de apoio quando a inspiração foge.
Curiosidade: leio um trecho d’A menina que roubava livros todos os dias antes de dormir. Já perdi a conta de quando vezes li o livro todo. É minha eterna paixão.
4- Pretende trabalhar com literatura ou escrever é só um hobby?
Bem, sou caloura do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Piauí e pretendo rumar pra o ramo do jornalismo cultural. Escrever começou como um hobby, mas acabou pesando muito na minha decisão profissional. Pensei: qual a coisa que me faz mais feliz no mundo e que posso passar a vida toda sentindo prazer em praticá-la? E escrever foi a resposta. E não me arrependo: cada dia me apaixono mais pelo meu curso e sinto que nasci pra isso.
5- Quais são os seus livros favoritos?
Tenho uma tendência a venerar drama e meu tema preferido é 2ª Guerra mundial, isso pesa muito nos livros que gosto. Como citei ali em cima, A menina que roubava livros – Markus Zusak, O diário de Anne Frank – Anne e Otto Frank, a saga Harry Potter, Os Dragões não conhecem o paraíso – Caio Fernando Abreu e Noite na Taverna – Álvares de Azevedo.
6- O que você acha da Literatura no Brasil?
Sempre fui mais ligada à literatura internacional, mas de uns tempos pras cá, tenho descoberto livros brilhantes de autores nacionais que me fizeram mudar meus conceitos acerca disso. Machado, Álvares, Caio, Os Verrísimo, Martha, Clarice... É impossível não encantar-se e inspirar-se, além claro os novos e desconhecidos autores que também tem grande valor. Brasil é um país inspirador por natureza (basta olhar pela janela), dar valor ao que está ao seu lado tem um preço incrível. Vale a pena.
7- Então, ficamos por aqui. Ilzy, agradeço mais uma vez por nos dar essa entrevista. Há algo que você queira dizer para os leitores do Conteúdo G?
Leiam. Parece um conselho clichê, mas não há outro modo de tornar livre se não através da leitura. Abri a mente, o corpo, a alma e especialmente o coração: te faz entender que você não está sozinho. Há sempre alguém pra dizer às palavras que você precisa ouvir, te mostrar novos e encantadores mundos, basta deixá-lo entrar na sua vida. Deixe as palavras serem suas melhores amigas, por experiência própria: elas são as melhores. E, claro, não deixem de conferir as minhas no meu blog.  
                                                   Abraços, beijos e queijos, Hélvio.
Postado por :: Hélvio Caldeira

3 comentários:

Adorei a entrevista! E temos quase os mesmos livros favoritos kk Adoro histórias da segunda guerra também!
Uma fofa e super culta!!!
Adorei!!!

Bjos, Taís

Glamour e Glacê
www.glamoureglace.com
aodrei a entrevista e lindo seu blog!
bjs

http://ohmygood-omg.blogspot.com/ http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com­ ­

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx