12/10/2011

Retrofuturismo.

Não achei uma imagem realmente boa, que descrevesse o steampunk, então coloquei essa,  do filme Desventuras em Série. 




Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta. 'Fonte: Wikipédia'

Tive contato com o gênero steampunk, há pouco tempo. Na verdade o primeiro filme que assisti que mostrava e descrevia claramente o estilo foi Desventuras em série, filme baseado nos três primeiros livros da série, de mesmo nome, do autor Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Hadler). O gênero me fascinou logo que assisti o filme, mesmo sem eu saber que se tratava de um gênero e não de um caso isolado de excentricidade do diretor Brad Silberling. 
O steampunk, se trata de um genêro retrofuturista aonde o filme ou livro se passa durante uma época antiga, mas  com tecnologia avançada para a época. Os filmes com características steampunkers tem elementos que remetem a Revolução Industrial como engrenagens, intens que lembrem máquinas a vapor, elementos de ferro em tom dourado e madeiramentos. 

  Para assisitir: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Vota ao Mundo em 80 Dias, Desventuras em Série, A Bússola de Ouro, Sucker Punch. 

                                                                                                                Fernanda Melo

Postado por :: Fernanda Melo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx