01/02/2012

Especial: Volta às Aulas


 Está chegando a hora da temida volta às aulas. Para uns, uma hora de felicidade, o fim da monotonia de ficar horas em casa sem nada para fazer , mas para outros o começo da tortura com professores despóticos e aulas chatas. Eu sempre gostei de estudar e sempre fui ansiosa pela volta às aulas. Esse ano em especial, é o começo de uma nova vida: universidade. Então resolvi fazer um mini guia de volta às aulas que eu espero que sirva tanto para quem ainda frequenta a escola normal como para aqueles, que como eu a a Gabe, irão enfrentar a universidade.

1º - Roupas
Em algumas escolas, o fardamento é obrigatório, em outras e na maioria das faculdades você escolhe se vai de farda (que geralmente cada curso tem uma diferente) ou se vai com a roupa que quiser.
Na faculdade, as roupas são mais despojadas, você usa uma roupa mais simples e informal, nada muito chique, muito exagerado. Saltos? talvez, desde que não seja muito altos, afinal, pra quê ir de louboutin pra aula?
Segue alguns looks do lookbook pra inspirar vocês:
Shorts + Meia calça

Frio

Saias

Calça 

Shorts


2º - Material escolar
Uma das minhas partes favoritas de voltar às aulas é comprar os materiais. Os materiais devem refletir aquilo que você é sem perder a praticidade e, claro, a qualidade.

2.1 - Caderno x Fichário
Sempre houve esse dilema na vida, acho, de todas as pessoas. Já usei os dois, e dessa minha experiência surgiu o conhecimento: cadernos são mais práticos, fáceis de carregar e ideais para pessoas que são desorganizadas (como eu ainda sou um pouco), já o fichário precisa de mais cuidado, geralmente são maiores, mas em troca você pode manter um por muito tempo, já que as folhas podem ser repostas. Então, fica ao seu gosto e desejo.


2.2 - Estojo (geral)
Meu estojo sempre foi prático e simples: canetas bic comuns, canetas coloridas, lápis, grafite (lapiseira), lapiseira (apontador), borracha, cola em bastão (nunca se sabe), e post-it (falarei mais sobre eles depois).

2.3 - Agendas
Eu sempre gostei de agendas. Elas são ótimas para pessoas que são organizadas, tem muitos compromissos (ideal para faculdade). Para alguns, agendas não funcionam, já que muitas vezes acabam deixando várias folhinhas em branco (ais tarde darei umas dicas sobre isso) porque esquecem de anotar ou não aconteceu nada. Se você consegue manter uma agenda, excelente, se não conseguir, fique atenta, pois mais adiante darei várias dicas com relação a isso.
aqui tem uma dica da mel pra como você pode escrever em agendas.

sites aconselhados: tilibra - foroni - submarino - lojas americanas

2.4 - Mochilas/Bolsas
Essa é a parte que eu acho mais pessoal, afinal cada um decide qual bolsa prefere. Existem vários estilos: mochila, carteiro ... você é quem decide!


3º  - Estudos
Independente da sua série, estudar é essencial. O ideal é revisar o que se aprendeu no dia ao chegar em casa, e mais um hora para resolução de exercícios, adiantar os assuntos e dar uma complementada no que estudou. Se não sabe fazer isso, peça ajuda da psicóloga da sua escola (se tiver), ou faça você mesma! Procure dicas na internet, fale com um professor ou separe como desejar.
Para terceiros anos e universitários em geral, uma hora por dia não é o suficiente. Quatro horas por dia e bom, mas se puder estudar mais que isso, excelente! Não consegue ficar nem uma hora estudando uma matéria chata? Bem, dê uma pausa de dez minutos e escute um pouco de música, brinque com o cachorro, toque um instrumento, faça um lanche, mas não passe da hora! acabaram seus dez minutos? volte imediatamente para continuar os estudos.

4º - Organização
Eu era uma pessoa beeeeem desorganizada, mas consegui mudar um pouco esse me desleixo com a ajudinha de boa vontade, dicas bacanas e da Mel, no blog dela ela dá dicas super bacanas de como ela se organiza além de ter fotos lindas. Vai aí umas dicas que aprendi com ela:


Post-it:  eles são excelentes para organização. com eles você pode colar lembretes no caderno, espalhar fórmulas de física pelos lugares que você mas passa (funciona super!), e colocar um no botão de ligar do seu computador com um aviso: VÁ ESTUDAR. (já fiz isso e ganhei horas que eu perderia na internet).


Calendários: são os substitutos perfeitos das agendinhas. Podem ser semanais, mensais, anuais ... eu imprimo um em branco e personalizo (que nem a mel ensinou no blog dela), eles são muito melhores que as agendas (pelo menos pra mim) já que diminui o gasto de papel (mais árvores vivas!), e são mais fáceis de carregar (já que ficam num tamanho de uma folha de ofício comum). Mas se você  mesmo sabendo que não consegue completar todas as folhas, não resiste àquelas agendas fofas e acaba comprando uma todo ano e deixando elas guardadas no armário, eu tenho uma dica especial para isso: recicle! Como? bem, vou explicar o que eu fiz com minhas agendas 2010 e 2011.
Eu comprei-as e deixei elas com várias folhas em branco, então no começo desse ano eu escolhi uma das duas para ser a 'base' (a com a capa mais bonita),arranquei todas as folhas em branco da agenda que a capa não era tão bonita, e arranquei as escritas da que eu gostei mais. Colei as folhas limpas na agendinha fofa e vou usar como um caderninho de listas. É prático, fácil e a gente não mata mais árvores :D


Listas: a mel também me ajudou com isso (eu já as fazia mas não fazia da maneira correta). Faço uma todos os dias com as coisas que eu tenho que fazer, e estipulo um horário para concluí-las e faço o possível para concluir no tempo estipulado. É uma maneira simples de começar a se organizar.
Pasta sanfonada: organização é a palavra-chave desse item. Com as divisórias você pode separar os itens por matéria, assim você não perde material e se organiza cada vez mais! 

Bem, esse é meu mini guia, espero que tenham gostado e desejo sucesso a todos vocês!
                                                                                                                                                   Allana.
Postado por :: Allana

2 comentários:

Anônimo
Adorei as dicas! Mesmo Messsssssssmo!! Super o que eu tava precisando haha Muito obg
Adorei as dicas também! kjhgfds :)

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx