15/02/2012

Finalmente a Faculdade!


Olá gente :) Hoje eu vou falar um pouquinho de como é a faculdade e um pouco sobre o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas beleza?

Bem, minha aulas começaram dia 11, e posso dizer que foi muuuito legal! Ontem não tivemos realmente aula, pela manhã a professora que dava aula só volta depois do carnaval, então tivemos aula vaga e por causa disso uma das veteranas nos levou pra dar uma olhada no campus (eu e outras meninas tínhamos visto já na aula magna, mas outros haviam faltado então ... bem,os veteranos são super simpáticos, eles brincam com a gente, e fazem amizade super rápido! Eles falam que reconhecem os calouros por uma característica: andar em bando, e e realmente isso que fazemos,kkkk. Na minha sala tem apenas 10 pessoas por enquanto (as outras passaram em outras universidades e tal, e outros perderam a matrícula, mas a coordenadora do curso falou que provavelmente no primeiro remanejamento a sala estará fechada) então logo todos já estávamos amigos, rindo, brincando, bagunçando e se perdendo no campus (que é dentro de um hospital, dá pra imaginar ? *-*). 




Depois do tour pelo campus, a veterana perguntou se queríamos ver uma cirurgia, e é lógico que todos respondemos: SIM!. Fomos levados à uma sala especial para estudantes. Sabe aquelas cenas de filme em que em cima da cirurgia tem como um auditório em que a galera assiste tudo? então, é exatamente desse jeito. Se tivermos alguma dúvida, só é escrevermos num papel e colocarmos no vidro para os cirurgiões lerem e de lá eles escrevem num papel e mostram pra gente
Na cirurgia de ontem eu fiquei com pena da mulher e saí antes da cirurgia começar de fato (ela estava tremendo muito D:) mas hoje nós tivemos uma aula vaga então fomo direto pra assistir cirurgias e na de hoje eu assiti do começo até o fim e posso dizer que nem dá agonia nem nada. Parece que é um boneco e não uma pessoa de verdade sabe? Bem, tivemos aula teórica de anatomia (prática só quando nossas batas estiverem prontas), de filogenia (dividir os animais por um ancestral comum) e de metodologia de estudo (que é como catalogamos os animais e tal). Posso dizer que o curso é muito bom e na faculdade que eu faço que é a UPE é muito melhor ainda porque praticamente todos os alunos já saem da faculdade para um mestrado ou para pós no exterior! 


O curso de Bacharelado
Diferente do de licenciatura, no curso de bacharelado você não pode ensinar, bem pode ensinar em universidades, mas tem que ter mestrado. No curso de bacharelado você estuda sobre TUDO! Desde do mais simples ser vivo até o complexo ser humano. Pagamos cadeiras como química, matemática, citologia, anatomia, filosofia, psicologia e etc. Um graduado em bacharelado pode atuar em qualquer dos campos de biologia (mesmo daqueles em que ele não é especializado). Pra vocês terem uma noção, os biólogos sabem mais do corpo humano do que os alunos de medicina, sabem mais sobre os animais do que os veterinários e mais sobre as plantas do que os engenheiros florestais! Mas para isso é necessária extrema dedicação e estudo. O curso é integral (manhã e tarde) e é dividido em aulas práticas e teóricas. Na upe, temos laboratórios de anatomia, citologia (com microscópios para cada aluno), microbiologia, química prática e muitos outros que eu ainda não sei o nome,kkkk (me perdi pacas lá!), podemos assistir cirurgias, e pegar qualquer osso do laboratório de anatomia para estudar (mas não podemos levar pra casa!). Preciso dizer que estou muito animada? kkk

"Filosoficamente falando, não há diferença entre arte e biologia".
Bem, com o tempo eu vou falando mais pra vocês sobre o curso e muito mais! Au revoir, Allana
Postado por :: Allana

3 comentários:

Luiza Caroline
Nossa, que legal Allana!
Vai demorar pra eu fazer a faculdade, pois ainda estou no começo do ensino médio ^^
Estou com vontade de fazer biologia também \o/
Que bom que gostou, faça sim, você não irá se arrepender. eu estou amando o curso <3
Aaah eu só começo em agosto e já estou ansiosa! JHGFDSA

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx