06/03/2012

Bate Papo: Da escola para a faculdade.


Fim de semana passado eu estava lendo alguns blogs e percebi que muitas leitoras estão fazendo a passagem escola-faculdade esse ano, então resolvi falar um pouco sobre isso com vocês!
Primeiro devo informar que a faculdade não é o que a maioria pensa, faço faculdade desde 2010 (2 longos anos) e estou no terceiro ano de Pedagogia, pra alguns um curso fácil, ainda mais por eu não cursar em uma faculdade com grande nome, mas devo informar que se você está pensando que quando for pra faculdade vai viver em bares e lanchonetes e passar de ano fácil, se engana!

Também não vou mentir dizendo que é a coisa mais difícil do mundo fazer faculdade! É difícil e necessita de muita dedicação, diferente da escola, mas não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo pensa! Depois desses dois anos eu cheguei a conclusão que qualquer um consegue passar o ano e as matérias, mas poucos são aqueles que serão ótimos profissionais porque se dedicaram na faculdade. Existem várias opções a seguir quando se cursa faculdade, vamos a elas:

1ª: Fazer a festa! Literalmente meninas, de sexta não existe aula, você pode frequentar os bares com seus amigos e se divertir muito, beber bastante e ter histórias incríveis pra contar, história mais bonita ainda vai ser a sua quando contar para sua mãe ou pai (que apoiaram e se sentiram orgulhosos de ter a filha fazendo faculdade) que você ficou de dp ou reprovou o ano! Sim, esse é o caminho! Exceto se, você conseguir fazer os dois, o que parece fácil no começo, mas depois se torna um problemão!

• 2ª: Estar presente em todas as aulas mas não ser dedicada! Você pode ser como várias das meninas do meu curso, que estão presentes em todas as aulas, mas é raro você ver elas prestando atenção em algo ou fazendo anotações (algo extremamente importante nas aulas), estão sempre conversando, dormindo ou comendo. O caminho é: Você pode não pegar DP por ter grandes amigas que te ajudam a colar e passar, mas seu futuro profissional vai ser triste, ou você vai entristecer com quer que você tenha que lidar (no meu caso, as crianças).

• 3ª: Estar presente e ser dedicada! Não é muito difícil ser uma pessoa dedicada na faculdade, afinal de contas você deve gostar do que está cursando então as aulas sempre terão algum ponto interessante. O grande está em as pessoas pensarem que quem segue esse caminho não se diverte nenhum pouco; Tenho 2 amigas na faculdade e nós sempre estamos nos divertindo, nos horários de intervalo nós descemos e comemos na lanchonete da faculdade (ou apenas conversamos).

Falando assim parece ser fácil, certo? E é! Eu não fui uma pessoa dedicada nos meus primeiros semestres, muito menos presente, mas não foi por estar em festas, foram problemas pessoais! Ano passado tudo mudou, decidi me dedicar por completo, já que meu futuro depende disso!

Dicas básicas: Fique firme, não desista mesmo que te desanimem! E também tenha com você que sua formação depende só de você, não dos seus professores ou colegas de classe (até porque eles estão ali para competirem com você!).

E aí, quem está indo pra faculdade esse ano e qual curso vai fazer?

Um grande beijo e até a próxima!
Mayla Rosa
Postado por :: Mayla Rosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx