20/07/2012

Maratona :: Segunda Guerra Mundial

No Maratona de hoje, trouxe alguns filmes com outro tema que adoro: Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter sido uma época muito triste na história do mundo, o acontecimento gerou diversos filmes emocionantes e de excelente qualidade, que nos apresentam alguns fatos da guerra e também usam a ficção, para passar mensagens e ensinamentos lindos, como A Vida é Bela, ou para simplesmente ser um filme super badass, como Bastardos Inglórios.


A Lista de Schindler: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.


O Resgate do Soldado Ryan: 6 de Junho de 1944. Dia D. Nas praias da Normandia, poderosas forças militares confrontam-se numa batalha que vai decidir o curso da guerra. Soldados americanos, liderados pelo capitão Jonh Miller (Tom Hanks), cumprem uma arriscada missão para encontrar o soldado James Ryan (Matt Damon), caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.


A Vida é Bela: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni)é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


O Pianista: O polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

image

Bastardos Inglórios: 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.


Códigos de Guerra: Durante vários anos o exército norte-americano esteve envolvido em uma difícil batalha no Pacífico, onde lutava pela posse das diversas ilhas que cercam o Japão. Durante a batalha, o exército japonês tentava de todas as formas descobrir o código usado pelos americanos para a transmissão de suas mensagens em segredo. Em 1942 vários soldados navajos foram recrutados e treinados para que sua língua nativa fosse usada como código durante a guerra. Um destes soldados é Ben Yahzee (Adam Beach), que tem como guarda-costas o sargento Joe Enders (Nicolas Cage). Enders tem como missão proteger o código de guerra, conhecido por Yahzee, a todo custo dos inimigos japoneses, mesmo que para tanto seja preciso matar o soldado que protege.


O Menino do Pijama Listrado: O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Cartas de Iwo Jima: Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.


Espero que gostem dos filmes, recomendo todos! xx Gabe
Postado por :: Gabe Valente

7 comentários:

Em todos esses filmes eu acabei chorando. É triste demais, mas o que aumenta a intensidade do nosso choro é saber que tudo isso foi real.
São realmente maravilhosos... Muito bem feitos.
eu gostaria muito de ver Bastardos Inglórios


Flores de Marshmallow
Meus preferidos são O pianista e Bastardos Inglórios!
Já estou seguindo aqui linda!

Bjooks ;)
www.caprichanobrilho.com
@brendinhacnb
Venho acompanhando o blog há alguns meses e adoro os posts garotas :3 adorei principalmente esse, pois sou apaixonada por história e claro, amo estudar as Grandes guerras! Já tinha ouvido falar sobre alguns desses filmes e outros não (vi o pianista, o menino do pijama listrado e a lista de Schindler e são muito bons!) enfim, adoro o trabalho de vcs!Vou procurar esses filmes para ver o mais rápido possível rs... Beijoss
Anônimo
Eu também adoro este tema!
Fico feliz que tenham gostado meninas! Postarei mais vezes na tag maratona *-*
Adoro a Segunda Guerra Mundial e já anotei os filmes nas anotações de "Filmes que preciso ver" rs

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx