24/11/2012

Curiosidades :: Brigadeiro

Tumblr_mavvu5jqui1rhxi60o1_500_large

Quando criei o blog, meu intuito era criar posts sobre coisas com um conteúdo diferente do que se via na maioria da blogosfera (que eram blogs de moda e os diários), e uma das coisas que eu mais queria postar aqui, eram curiosidades! Então, resolvi retomar este assunto e trazer pra vocês, pelo menos uma vez por semana, mais histórias interessantes e breguenaites legais! Eu espero que gostem!

Por que o doce brigadeiro tem esse nome?

“Brigadeiro” é também uma patente da aeronáutica – e o nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República em 1945. 

Segundo relatos das pessoas que acompanharam sua campanha, Gomes, que era muito bem apessoado, conquistou um grupo de fãs em São Paulo que organizava festas para promovê-lo. Elas faziam docinhos e os trocavam por donativos. Esses eventos se popularizaram e as pessoas começaram a convidar os amigos para comer o “docinho do brigadeiro”, que, com o tempo virou somente “brigadeiro”. A fama de Gomes não se espalhou até o Rio Grande do Sul, onde o doce é chamado de negrinho.

E então, o que acharam da curiosidade de hoje? Meu pai já havia me contado isso (ele é militar), mas acho que muita gente ainda não sabia de onde veio o nome, né? Se tiverem outras dicas de curiosidades para postarmos aqui, é só vocês comentarem! xx Gabe
Postado por :: Gabe Valente

4 comentários:

Sempre achei algo estranho com esse nome, 'brigadeiro', parecia ser um adjetivo, pessoa que briga. Agora tá explicado! lol
Que legal, eu nem imaginava que seria por isso... ;x
E achei bem interessante criar a tag de curiosidades, já vi que vou aprender várias coisas aqui no blog. :3
Ah, criei um blog esses dias, se você quiser dar uma passada por lá, eu ficaria feliz: ^^
http://theplooshplus.blogspot.com.br/
acabei de comer, acredita? rs
Eu já tinha visto essa curiosidade, mas adoro encontrá-la por aí...Muito legal - e original - essa sua ideia de postar curiosidades. Amei! Hmm...me deu uma vontade de fazer brigadeiro agora haha
Beijos
Sonho de Biblioteca

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx