26/12/2012

Universidade :: Curso de Cinema e Audiovisual


Antes mesmo de eu começar a faculdade, várias pessoas vieram me perguntar como eram as aulas, as cadeiras e etc, e eu nem tinha como responder ainda né haha Mas, agora que já tive três semanas de aulas, resolvi falar pra vocês um pouco sobre meu curso de Cinema e Audiovisual.

Vou colar aqui pra vocês uma "sinopse" do curso, de acordo com a UFPE:
"O bacharel em Cinema e Audiovisual deverá atuar profissionalmente nas áreas de direção, fotografia, roteiro, produção, som, edição, montagem, cenografia, figurino, animação e infografia, bem como elaborar projetos de produção de obras em diferentes gêneros e formatos, além de desenvolver pesquisa acadêmica nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação. Esse profissional poderá também desenvolver políticas públicas do setor, incluindo as etapas da gestão, produção, distribuição e exibição de obras, podendo ainda realizar críticas, organizar mostras, cineclubes e acervos na área cinematográfica."

Então, pra muita gente que pensa "nossa, ela vai passar fome" ou "cinema não da futuro", da pra ver que é uma área bem ampla, onde além das opções mencionadas ali em cima, também podemos atuar na área de comunicações em geral né.
Eu tive muito esse problema de achar que não ia dar certo e tal, mas depois de pensar bastante, resolvi seguir o que eu queria mesmo! Não adianta a gente estudar um monte, pra fazer um curso que não quer, pra ter um trabalho que odeia, né? O melhor é você trabalhar com o que gosta, pois assim, vai ter o prazer de correr atrás das coisas, e tem mais chance de ter sucesso com a profissão escolhida.

Bom, agora vamos falar das minhas experiências nessas três semanas! Minhas aulas começaram dia três de dezembro, devido à greve, e minha primeira cadeira (que eu chamo de matéria ainda lkjhgfd) foi Cinema Mundial. A aula foi sobre o nascimento do cinema, os primórdios da criação de filmes e etc, e foi uma aula super legal. Eu me empolguei bastante já, pois falamos sobre George Méliès, que desde que eu assisti Hugo Cabret, fiquei super encantada com ele e tudo mais (sim, só fui saber do Mèliès com o filme!).

Ah, isso é um coisa que vocês devem saber: Tem gente já chega no curso tendo visto/estudado algo sobre cinema ou com outras faculdades e tal, mas eu, por exemplo, cheguei lá sem saber quase nada! Tipo, eu conheço filmes, diretores, atores e etc, mas nem se compara com a imensidão de coisas que você começar a ver e aprender logo nas primeiras aulas. Então, digo pra vocês o mesmo que eu digo pra mim mesma: Você está lá pra aprender, então, não se sinta mal por chegar sem saber muito.

Voltando às aulas, tive na terça Teoria do Cinema, que é onde vemos basicamente o que o nome diz, teorias que diversos autores fizeram sobre o cinema haha. Quarta tive Cinema e Narratividade (que por enquanto, acho que foi a cadeira que mais gostei), onde vimos um documentário muito bom, Jogo de Cena. Quinta tive Cinema Brasileiro, onde fizemos uma pequena análise do que vamos estudar e das divisões do nosso cinema e etc. Essas quatro são as minhas cadeiras principais, mas também estou fazendo duas eletivas, Autoria e Estilo, onde falamos sobre diretores e suas marcas nos filmes e Audiovisual e Estudos de Gênero, onde vemos como fica o papel da mulher e etc nas produções audiovisuais.
Eu achei todas as matérias muito boas, até mesmo as que são só teoria! Me empolgo muito em saber todas essas coisas novas, tanto que já sai catando na biblioteca da universidade diversos livros que os professores recomendaram e também alguns dos filmes que eles mencionaram.

Acho que, basicamente, é só isso que eu tenho pra falar gente lkjhgfds Vocês já sabem que não sou muito boa escrevendo e nem me expressando, mas só o que posso dizer, é que estou amando mesmo o meu curso, e que se alguém estiver interessado em tentar o mesmo, eu super recomendo!

Se vocês quiserem saber mais algumas coisas sobre o curso, podem me fazer umas perguntas aqui {http://ask.fm/GabeValente} que eu as responderei e postarei aqui no blog!
xx Gabe
Postado por :: Gabe Valente

3 comentários:

Amei, tenho uma amiga que pretende fazer cinema também, eu particularmente acho uma área bem interessante. Infelizmente , ainda existem tabus em relação as profissões mais novas; as pessoas estão ainda muito acostumadas com "Direito" ou "Medicina" e acabam criando um certo tipo de preconceito com o está surgindo agora. Acredito que é muito importante trabalhar com o que realmente te deixa feliz, seja em qualquer área.

Beijão!
Amanda K.
Parece incrível! Te desejo toda sorte do mundo na sua carreira. O que importa é fazer o que gosta, realmente...
Ahh, Muito bom Gabe, Adorei a postagem. Prometo agora não te importunar mais sobre o curso.

Assinado: Marí

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx