04/02/2013

Bate papo :: Carteira de motorista


Oi gente! Hoje vim aqui falar sobre um processo pelo qual estou passando e que em breve muitas de vocês também vão passar: A tão sonhada carteira de motorista.

Muita gente tem me perguntado como é o processo todo e eu achei válido bater um papo livre aqui sobre como funciona todo o processo, já que estou na reta final (minha prova prática é depois de amanhã). Bom, primeiramente é preciso se matricular em uma auto-escola. Feito isso, você vai ser encaminhada para o Detran para tirar foto, fazer o exame médico e o psicotécnico. O exame médico é bem simples, somente para saber se você tem alguma doença ou fator que o impeça de dirigir, se sua visão está ok ou se precisa de lentes corretivas, o resultado sai na hora. O exame psicotécnico é mais cansativo, consiste em 3 testes, sendo um deles bem longo, mas nada complicado. O resultado só sai no dia seguinte, quando você tem que ir na auto-escola marcar suas aulas teóricas.


As aulas teóricas são bem monótonas em geral, com 4h de aula por dia. A parte mais chata é fazer a biometria, que é o reconhecimento da sua digital. A biometria tem hora certa, e se passar da hora o dia de aula é perdido, mesmo que você vá para a sala ver a aula. Então essa é a parte mais complicada para quem costuma se atrasar. A prova teórica é feita nos computadores do Detran, e consiste em 30 questões sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente. A prova não é complicada e você ainda pode baixar no próprio site do Detran o simulador de prova que conta o tempo e tem questões bem parecidas com as que caem na prova. O mínimo de acertos é 21 questões, mas como já falei, são questões fáceis, e o resultado sai na hora que você termina a prova.


As aulas práticas são mais divertidas, apesar de cansativas. Algumas pessoas ficam tensas por estarem pegando no carro pela primeira vez, mas com o passar das aulas a coisa toda vai ficando mais simples, eu juro. Na aula prática o calo de todo mundo é a chamada "baliza", que sinceramente no começo parece um bicho, mas se pega o jeito bem rápido, porque é praticamente uma receitinha de bolo. Se você fizer tudo na sequência certa, prestando atenção nos retrovisores e fazendo com calma, ela é super fácil. Ai vem a rampa, garagem e direção em geral que também não são difíceis. Enfim, assim que fizer a prova prática venho aqui e digo como foi. Desejem-me sorte!
Hugs, Jô Lima
Postado por :: Joanne Lima

1 comentários:

Nossa adorei o posr, se bem que ainda falta um tempo ainda pra mim conseguir tirar carteira de motorista, to completando 14 anos hoje ainda UHEUAHEA.
Beijos Ale | Rascunhos à Lápis

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx