12/08/2013

Crítica :: O Homem de Aço


Resolvi postar aqui a crítica que tive que fazer sobre O Homem de Aço para uma das minha cadeiras (pra quem ainda não sabe, eu curso Cinema e Audiovisual). Essa foi a primeira crítica que fiz, então não reparem muito haha Quando fizer outras, postarei aqui também!

Outra coisinha que quero mencionar antes da crítica em sí é essa imagem linda que eu coloquei no início do post: Reparem em como a Lois está poderosa. Ela não está abraçada nele ou com cara de preciso ser salva, ela está na frente dele, com uma pose totalmente poderosa, sabe? Não sei muito como explicar e sei que pode parecer bobeira, mas foi uma imagem que me deixou muito feliz haha 

Mais uma vez o cinema nos traz uma adaptação do herói mais famoso dos quadrinhos, o Superman. Apesar das diversas interpretações já criadas para este personagem, o diretor Zack Snyder, com apoio da produção de Christopher Nolan, criador da famosa trilogia do Batman, resolveu se arriscar e fazer sua própria versão do Superman, mostrando-nos um lado mais dramático e íntimo do Homem de Aço.

O reboot de Snyder conta a já muito conhecida história de Kal-El, que foi chamado pelos seus pais adotivos Martha e Jonathan, de Clark Kent no planeta Terra. A história principal mostra Clark descobrindo mais sobre suas origens kryptonianas e seu conflito com o General Zod, um famoso soldado de seu antigo planeta, que pretende fazer da Terra uma nova versão de Krypton. Junto com a história principal, temos diversos flashbacks que mostram a construção do personagem, como ele chegou à terra, descobriu seus poderes e começou a se afeiçoar aos seres humanos e ao planeta em si.

Um grande ponto positivo no filme é a importância das personagens femininas Lois Lane e Faora Ul. Lois está no time dos mocinhos e é visível sua garra tanto como jornalista quanto como ajudante do exército e do Superman, seu par romântico. Enquanto Lois usa somente seu intelecto para conseguir o que quer, por outro lado temos Faora, que faz parte da equipe de Zod e é um exemplo da força física feminina. Faora luta de igual para igual com Superman, mesmo este sendo mais forte no planeta Terra. Apesar de alguns momentos sexistas, destaco que grande parte das aparições das personagens femininas são cheias de bons momentos para o feminismo.

Homem de Aço é um filme feito para as massas, com muita ação e com alguns clichês já vistos em outros filmes de super-heróis, mas ao contrário de seus antecessores, temos aqui um filme com uma narrativa bem mais profunda e trabalhada. Para os fãs que já conhecem o personagem a fundo, foi um prazer ver o conflito emocional de Kal-El em um mundo que o rejeita, mas que ele insiste em proteger. Para os espectadores mais recentes, é um ótimo filme para apresentar o personagem e sua história de um modo menos supérfluo.
xx Gabe
Postado por :: Gabe Valente

1 comentários:

Gabi, adorei sua crítica sobre Homem de Aço, quero ver logo as próximas!! Amo fazer isso no meu blog, é bem legal fazer essa reflexão sobre o filme, em Homem de Aço tive a mesma visão que vcê sobre Louis e as melhores nesse filme.
Beijo.

Postar um comentário

Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx