Tatuagens e cabelos coloridos são formas artísticas que muitas pessoas tem de expressar sua personalidade, assim também como os piercings. Sempre escuto de amigos e conhecidos que são loucos para por piercings no nariz, septo, língua e outros lugares, mas o medo da dor ou a opnião de pessoas que já tiveram piercings e não cuidavam dos mesmos, muitas vezes os assustam, e o medo acaba sendo maior que a vontade.
Existem vários modelos para várias partes do corpo. A escolha do local e do modelo do piercing varia de pessoa para pessoa. Com isso, decidi preparar uma lista falando um pouco sobre os piercings mais populares e sua manutenção. Vamos começar?
Nostril - Um piercing bem comum, sua perfuração é feito em um dos lados da narina, onde a dor é suportável. Porém, muitos não sabe que esse piercing requer muitos cuidados na hora de aplicar e de tratá-lo. Não permita que o profissional fure com pistolas de orelha, além da perfuração ficar incorreta, os brincos de orelha são curtos e muito grossos, o que dificulta na cicatrização da cartilagem.
Septo - É bem comum as pessoas associarem esse piercing com um touro, a perfuração é feita entre as duas narinas, na cartilagem nasal, tendo a dor suportável. Os cuidados e o tempo de cicatrização varia muito para cada organismo.
Tongue - O famoso piercing na língua, pode ser aplicado ao longo de toda a língua, ao modo que a pessoa queira. É o menos doloroso e o que cicatriza mais rápido. Sua jóia deve ser longa e ter uma certa espessura, para ter uma boa cicatrização e higienização, além da higiene bucal diária.
Labret - Piercing bem famoso, usado pela Mari Moon e por outras pessoas que se identificam com o rock e scene. A joia deve ter a mesma espessura que o furo, caso contrário pode acontecer inchaço e inflamação no local. A dor é regular suportável, o profissional deve lhe guiar em relação ao posicionamento do piercing. Para evitar as inflamações, a higiene bucal deve ser feita logo após das refeições, o acumulo dos restos de comida trazem pequenas bactérias que podem se apossar do lugar.
Monroe - Ganhou esse nome pelo fato de lembrar as pintinhas das famosas como Madonna e Marilyn Monroe. A joia é aplicada em um dos lados na parte superior dos lábios, os cuidados e a manutenção são as mesmas exercidas no Labret: Higiene bucal diária, pomadas cicatrizantes etc.
Alargador - Quem já tem as orelhas furadas só precisa ir alargando o furo aos poucos, até chegar a espessura desejada. A dor varia muito para cada pessoa, mas a maioria das pessoas que tem alargador dizem que dói, e muitas vezes pode até sangrar. A cautela deve ser grande, desde a escolha da joia, até a higiene. Apesar da orelha ser um dos locais com menos riscos para piercings, o alargador deve ter uma higiene entre um período de 3 ou 4 dias, para evitar inflamações e a rejeição da joia.
No meu caso, foi bem dolorido quando comecei a alargar, depois a dor pode até amenizar, já pelo costume. Atualmente estou com 6mm nas duas orelhas e pretendo chegar aos 10mm. A dor é um pouco intensa, mas é suportável sim, o importante é ir alargando de 1mm em 1mm, para não causar estragos e dores maiores no lóbulo.
Check - Sua perfuração é feita nas bochechas (cavidade bucal). A joia é chamada de Labred Stud.
Tragus - A joia de fina espessura é aplicada na cartilagem rente ao canal auditivo, a dor varia em cada pessoa, podendo sentir uma pequena dor na penetração da agulha na cartilagem. Com a manutenção do piercing, a cicatrização pode ser feita em 2 meses.
Navel - Piercing originado dos faraós, ele pode ser furado nos lados, acima ou abaixo do umbigo. A dor é leve, é um dos piercings mais populares do Brasil. Sua limpeza tem que ser feita após os banhos, evitando pancadas no local.
Nape - Perfurado na nuca, sua dor é suportável. Porém, como é uma região do corpo que se move com frequencia e entra em contato com roupas e outros objetos, é super fácil de irritá-lo.
Escolhendo o studio: Pesquise na sua cidade e com pessoas que já tem piercings e/ou tatuagens um studio que seja reconhecido. Depois de pesquisar, é importante conhecer o local e o trabalho do profissional que você escolheu, reconhecer que o ambiente que você fará o piercing seja limpo e que você se sinta a vontade. Lembre-se que nem sempre um studio com o preço baixo pode ser confiável.
Uma dica: Studios que são reconhecidos, nunca fazem seus serviços em menores de idade sem autorização dos pais.
Menores de 18 anos: Caso você seja de menor, converse com seus responsáveis para evitar confusões (Não recomendo colocar piercings escondido dos responsáveis) e conseguir a autorização e por fim, ir até o studio escolhido acompanhado dos mesmos e assinar o termo de responsabilidade.
- Evite o roupas apertadas, pesadas e movimentos excessivos.
- Evite sauna, piscina, banho de mar ou lagoa e excesso de sol.
- Use sempre roupas limpas e confortáveis.
- Evite comer carne de porco, ovo, frutos do mar, comidas gordurosas, apimentadas e chocolate.
- Não deixe outra pessoa tocar no seu piercing sem lavar as mãos.
- Não tenha contato com suor, saliva, sangue e fluidos em geral de outras pessoas.
Espero que tenha ajudado quem tinha dúvidas. Existe muito mais tipos de piercings do que estes citados acima (como dito antes, fiz a lista mostrando os mais comuns). Quem quiser saber sobre mais coisas ou tirar suas dúvidas, mandem pelos comentários.
Já escolheu o seu piercing? Chuu~ Renata B.
3 comentários:
Postar um comentário
Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx