"Slut shaming (ou slut-shaming) é definido como o ato de fazer uma mulher se sentir culpada ou inferior devido a prática de certos comportamentos sexuais que violam as expectativas tradicionais de gênero. Estes comportamentos incluem, dependendo da cultura, ter um grande número de parceiros sexuais, ter relações sexuais fora do casamento, ter relações sexuais casuais, agir ou se vestir de uma maneira que é considerado excessivamente sexual. Isso geralmente é feito através de xingamentos, bem como de outras formas mais discretas ou disfarçadas. Entre os diversos insultos, pode-se encontrar os termos "vadia", "puta", "biscate", "oferecida", etc." (via: Wikipedia)
Se você usa decote, você é vadia. Se você já ficou com muitos meninos, você é vadia. Se você teve vários parceiros sexuais, você é vadia. Mas e os vadios? Alguns garotos andam por ai sem camisa, ficando com todas, fazendo sexo com quantas querem e tudo mais, e são tidos como pegadores. Aí se a gente reclama disso, vem aquele papo de "mas eles são homens", "mulher tem que se dar o respeito"... Nossa, e porque uma mulher tem uma vida sexual ativa ou não quer morrer de calor, ela não tem respeito? Isso não faz dela uma pessoa menos inteligente ou menos digna, pelo contrário, mostra que ela é livre e que faz o que quer com o próprio corpo.
Essa é a hora que você se pergunta "ué, mas e o tal papo de mulher-objeto?". Isso aí faz parte desse papo. Mulher-objeto é, por exemplo, aquela que vestem (ou se veste) não para ela mesma, mas para agradar os homens, ou aquela que está lá simplesmente pra servir o homem, seja sexualmente ou nas tarefas domésticas. Por isso, não devemos confundir querer com dever. Uma mulher que usa roupas curtas porque quer, não está fazendo nada demais, ela simplesmente está usando a liberdade de expressão que tem (e que devia ter mais) para usar o que gosta, e ninguém deve julgá-la só por ela ter confiança e amar o próprio corpo.
Mas um fato triste nessa conversa toda, é que as próprias mulheres são as que mais julgam as vadias. Pra ser sincera, eu mesma já fui assim quando mais nova, afinal, somos ensinadas a achar a liberdade feminina uma vergonha né? Mas eu mudei, estudei mais sobre esse assunto que me chamava tanta atenção e mudei a forma arcaica de pensar. E sei que algumas pessoas não gostarão do que direi, mas a maioria das mulheres que julgam isso, é porque não têm a mesma liberdade das tais vadias. Então na próxima vez que for julgar suas companheiras, pense bem e analise melhor o que você quer fazer com sua vida ao invés de cuidar da dela. É o seu corpo e você tem o direito de se vestir ou fazer o que quiser sem precisar ter vergonha.
xx Gabe
0 comentários:
Postar um comentário
Comente à vontade! E não esqueça de deixar o link do seu blog ou site, para eu visitar de volta! :D xx